Ministério Êxodo Números

A mudança não vem facilmente. Aceitar mudanças, mesmo mudanças bíblicas, é extremamente desafiador. O ministério Êxodo e Números traz ajuda real para a igreja local dedicada e disposta à mudança bíblica.

A nossa missão é providenciar uma orientação marcante e apoio para igrejas existentes, através dos desafios da implementação da pluralidade bíblica na liderança.

Hoje existem igrejas e líderes que nunca testemunharam uma liderança saudável neste formato bíblico. Alguns crêem que têm a pluralidade na liderança, mas na verdade, somente um líder toma as decisões e os outros líderes são observadores.

NÓS NÃO SOMOS

O ministério Êxodo-Números não é um movimento novo. Nós não somos um esforço para criar ou plantar novas igrejas. O nosso nome é  um lembrete à igreja local, do desejo imutável de Deus que o Seu povo seja conduzido por uma pluralidade de homens qualificados.

DEUS FALANDO

A Palavra de Deus não é muda quanto à liderança de seu povo. Começando em Êxodo 3.16, 18.13-19 e Números 11.16-17, Deus exige uma pluralidade na liderança.

Os presbíteros são os líderes da igreja que na Bíblia são chamados também de pastores, bispos e supervisores (Atos 20.28; Efésios 4.11; 1 Pedro 5.2). Os presbíteros são homens escolhidos para os seus ministérios de acordo com requerimentos bíblicos claros (1 Timóteo 2.11-3.1-7; Tito 1.5-9). As referências aos presbíteros sempre são em termos de pluralidade, porque Deus pretende que mais de um homem lidere e governe a igreja como uma proteção para ambos: a igreja e o próprio líder. Os deveres dos presbíteros incluem governar (1 Timóteo 5.17; 1 Timóteo 3.4, 5; 1 Pedro 5.2-5; Hebreus 13.17; Hebreus 13.7; Atos 20.28; Efésios 4.11; 1 Timóteo 3.2; 1 Timóteo 5.17; Tito 1.9; Mateus 18.15-17).

O MINISTÉRIO

Ministério Êxodo & Números existe para treinar pastores e igrejas que desejam ser conduzidos de uma forma bíblica -  por uma pluralidade de presbíteros. Pastores e líderes talvez percebam que estão pastoreando o povo de Deus fora de Sua vontade para a sua igreja, ou seja – sozinhos! A pergunta então é: o que acontece agora?  Como formar um conselho bíblico de presbíteros? Como que as reuniões de conselho de presbíteros funcionam? Como deve ser a vida cotidiana de um presbítero? Se a função de presbítero é a mais elevada posição na igreja, a quem os presbíteros devem responder por seus atos? Reconheço que minha igreja precisa ter presbíteros, mas isto levará tempo. Então, o que fazer até lá?

O BSL reconhece que você tem dúvidas e que você precisa de ajuda para cumprir as ordens de Deus para liderar o seu povo. Temos uma equipe de presbíteros brasileiros biblicamente qualificada. Estes homens são formandos do ministério BSL que tiveram 2 anos de treinamento no Brasil e nos Estados Unidos da América para prover ensino bíblico e assistência para sua igreja.

COMO FORMAMOS PARCERIAS COM IGREJAS

Tudo começa com seu requerimento ao nosso Ministério. Um processo típico para identificar, treinar e eleger presbíteros de sua igreja demora entre 6 a 12 meses. Nenhuma igreja é idêntica à outra, de modo que o período exato para instalar presbíteros será diferente para cada uma. Durante este tempo de identificação e treinamento, nossa equipe o acompanhará como presbíteros temporários. A meta é substituir nossos presbíteros temporários o mais rapidamente possível com seus presbíteros permanentes.

Um evento de rotina que vamos treiná-los a liderar é a reunião mensal do conselho de presbíteros. Além  das reuniões mensais, nossa equipe trabalhará com você durante o mês por telefone e pessoalmente. Nosso objetivo é construir relacionamentos sólidos de ensino e discipulado como descritos na Palavra de Deus entre pastores que lideram na pluralidade. Nossa equipe pode assisti-lo de outras formas tais como preparar o currículo para a Escola Dominical e criar ou revisar documentos da igreja para garantir as alterações feitas.

Para solicitar uma entrevista ou saber mais sobre o ministério, por favor, entre em contato com BSL