PERGUNTAS FREQUENTES

Quanto custa o curso do Ministério BSL?

Não há nenhum custo para as aulas. Elas são gratuitas. O único custo que há, refere-se à hospedagem e alimentação. Os estudantes deverão pagar sua estadia, e dividir o custo da hospedagem e alimentação na localidade onde ocorrer as aulas, para a equipe de mestres do ministério BSL durante cada curso.


O Ministério BSL oferece bolsas de estudos?

Sim. Temos um número limitado de bolsas de estudos que cobrem até 75% do custo para hospedagem e alimentação durante o curso. Por favor, preencha a solicitação de bolsas de estudos, na área de baixar arquivos e submeta à nossa avaliação o mais rápido possível.


Posso conversar com alguém sobre bolsas de estudos?

Se você deseja receber uma bolsa de estudos, a forma mais rápida é submeter sua solicitação o quanto antes. Você pode entrar em contato conosco a qualquer momento para discutir sobre o programa de bolsas e assistência financeira.


Providenciamos transporte para o curso?

Não. Os estudantes precisarão prover transporte próprio. Dar carona para os colegas a caminho do curso é uma boa maneira de reduzir custos com transporte e locomoção.


Não sou pastor. Posso fazer o curso assim mesmo?

Sim. O curso do Ministério BSL é acessível a qualquer líder qualificado da igreja. Para ser apto a realizar o curso, você precisará de uma carta de recomendação de 2 pastores que o conhecem pelo menos há mais de 1 ano. *Por favor, baixar a carta de recomendação para candidatos que não são pastores aqui em nosso site. 


Onde acontece o curso do Ministério BSL?

Você poderá encontrar o local e a data do nosso curso,  ao clicar no link Localização do Curso do Ministério BSL e Data do Curso


Quando o próximo curso do Ministério BSL começa?

Você pode obter informação sobre a data do curso clicando no link Localização do Curso e Data


Quanto tempo duram as aulas?

As aulas duram de 2 a 2 horas e meia, com 15-20 minutos de intervalo para o café entre as aulas. Após a inscrição e a aprovação do seu nome, você receberá um planejamento detalhado do curso. Você poderá encontrar mais orientações, acessando nossa página com informações mais completas e detalhadas.


Preciso pernoitar para fazer o curso?

Parte do curso acontece durante o período de descanso das atividades rotineiras. É um tempo para nos retirarmos da nossa rotina, e ficarmos a sós com Deus e com outros que amam servir a Ele. Pedimos que todos os estudantes durmam no local.


O que acontece se eu perder um dia de aula?

O curso do Ministério BSL é composto de 12 períodos progressivos. Perder um período é bastante perturbador para você e outras pessoas. Contamos com seu compromisso de priorizar a conclusão do curso. Temos um número limitado de vagas e preferimos classes pequenas. Ausências de períodos letivos que não sejam por razões de extrema necessidade,  não são aceitáveis sob quaisquer pretextos.


O que acontece se eu não puder concluir o curso? Posso ser ressarcido do valor?

Não há custo algum quanto ao curso BSL e materiais didáticos.  Quanto a sua estadia e alimentação, você deverá tratar diretamente sobre o assunto, no local de hospedagem, obedecendo assim, as regras internas de cancelamento.


Tenho que pagar o valor total da hospedagem e alimentação antes que o curso comece?

Os alunos não precisarão pagar o valor total da hospedagem, podendo negociar com o local, as formas de pagamento ao longo do ano letivo.  Contudo, os estudantes precisam pagar um valor mínimo de adiantamento, antes do início do curso, referente a primeira semana de aula. Para saber mais, por favor, entre em contato com o Ministério BSL pelo seguinte email: enroll@bslintl.org


A quem eu pago pelo serviço de hospedagem e alimentação do curso?

Você pagará um valor como adiantamento diretamente ao local onde o curso será ministrado,  que será destinado para suas despesas de hospedagem e alimentação, referente a primeira semana de aula. Quando o curso começar, você continuará a fazer pagamentos por sua hospedagem e alimentação diretamente para a pessoa responsável por este serviço no local da hospedagem.


Quem são os mestres do curso?

O pastor Lee John Bloch é um dos principais mestres do Ministério BSL. O pastor Norival Ferreira de Andrade é também um dos mestres e ensina um final de semana completo para casais. O Ministério BSL sempre trabalha para formar uma equipe de novos professores, sempre desenvolvendo outros, que venham a se interessar e querem se aperfeiçoar. Os mestres do Ministério BSL não recebem salários e trabalham voluntariamente para serví-los. Uma de nossas metas é ter mestres brasileiros para ensinar a outros brasileiros, sempre que for possível.


As aulas são ministradas em português?

Algumas aulas são ministradas em português. Entretanto, a maior parte de nossas aulas são ministradas em inglês e interpretadas consecutivamente ao vivo, pelo pastor Clay Templeton e outros intérpretes bilíngues.


Posso obter dispensa de disciplinas em outros cursos universitários após haver feito o curso do Ministério BSL?

O Ministério BSL não oferece nenhum diploma reconhecido oficialmente pelo MEC*. Você receberá um certificado de conclusão do curso endossado pela Moody Church (Igreja Moody).


Não fiz nenhum curso em um seminário. Posso fazer o curso assim mesmo?

 O curso BSL é designado principalmente para aqueles que possuem uma diplomação em Teologia.  Se você não tem uma formação em Teologia, você pode participar do curso, desde que tenha maturidade espiritual, conhecimento extenso da Palavra de Deus e experiência em estudo bíblico, além de estar atualmente ensinando a Bíblia. As últimas cinco semanas de nosso curso focam na pregação expositiva e habilidades de ensino.


O Ministério BSL provê cuidado para as crianças dos casais que fazem o curso? 

Providenciamos cuidado para as crianças de todas as idades no local, durante os 4 fins de semanas onde os maridos participarão com suas esposas, pela equipe e voluntários do Ministério BSL.


Posso levar as minhas crianças para o curso?

Crianças não são permitidas nas salas de aulas do Ministério BSL, durante a ministração do curso, por qualquer razão. Poderão estar nas dependências do local de hospedagem, desde que assistidas por nossos voluntários do ministério infantil, que cuidarão delas, durante o período do curso. No entanto, mães que têm bebês que precisam ser amamentados, podem trazê-los para as salas de aula durante os 4 fins de semanas, onde participarão com seus maridos.


Minha esposa pode fazer todo o curso?

Esposas são bem-vindas e encorajadas a tomar parte do curso com seus respectivos maridos, se possível durante todo o curso.


Posso compartilhar hospedagem com alguém em um mesmo quarto?

Compartilhamento de quarto (exceto nos 4 fins de semanas para casais) é uma maneira útil de reduzir custos e conhecer um ao outro (pastor ou líder). Podemos ajudá-los a fazer isto. Certifique-se de conferir a opção “Desejo Compartilhar Um Quarto” quando você preencher o formulário de inscrição.


* Ministério da Educação e Cultura